De cortar a respiração
Trás-os-Montes e Alto Douro tem paisagens de cortar a respiração. Eu sabia, tu sabias... Todos já sabíamos.
Mas sempre gostamos de dizer que a nossa província é mai linda que a vossa! :)
Viajámos acompanhados por mais três casais, sendo um deles transmontano. Portanto, levávamos a lição bem estudada.
Para pernoitar e para o pequeno almoço, usufruímos dos óptimos serviços do Hotel Lamego.
Vila Real, Régua, Pinhão, Lamego, localidades que já conhecíamos, mas só de passagem, de resto, foi andar por todos os cantos e recantos que nos fizeram pasmar, registar, saborear...
A estrada nacional da Régua, passando o Pinhão, em direcção a Lamego, obrigou-nos a parar, sair do carro, para deliciar o nosso olhar e entender tamanha beleza e arquitectura da natureza. Paisagens de terra desenhada e revolvida, as videiras pequeninas, as oliveiras e sobreiros, os famosos socalcos, e, claro, o rio Douro serpenteando...
Somos invadidos pelos mais diversos tipos de pensamentos. Como será possível trabalhar os terrenos, conseguir nivelar, encosta acima ou abaixo?... Tanta arte, tanto trabalho!
A foz do rio Sabor. O encontro e a união ao rio Douro. Sentes silêncio. Borbulhar da água, o saltitar de peixes, o céu reflectido em simetria... E, depois, o Douro seguindo seu percurso. Lindo! Mágico!
Neste local há um restaurante pequenino que serve os famosos peixinhos do rio Sabor, fritos e acompanhados com migas.
Também, não poderia deixar de mostrar uma milésima parte dos meus registos, e trazer-vos uma singela papoila campestre, "parecendo" igual a muitas outras que existem por aí... Como a rosa do principezinho, esta é especial :) ;)
*rio Douro entre socalcos
*foz do rio Sabor
*ponte e torre de Ucanha
*Régua
*Sé de Lamego
Árvore podada
*papoila silvestre